Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (22), no Comando Geral da Polícia Militar, em São Luís, o Governo do Maranhão promoveu 929 militares da Polícia Militar (PMMA) e do Corpo de Bombeiros (CBMMA). O ato, conduzido pelo governador Carlos Brandão, reafirma a valorização e o fortalecimento das corporações.
Foram contemplados 698 policiais militares — 604 praças e 94 oficiais. Entre estes, oito chegaram ao posto de coronel, o mais alto da carreira, e 16 ascenderam a 2º tenente. No Corpo de Bombeiros, 231 militares foram promovidos, sendo 113 oficiais e 118 praças. Destaque para a coronel Amanda Coelho, primeira mulher a alcançar a patente de coronel combatente em 121 anos de história da corporação.
“Essas promoções motivam e reconhecem o trabalho dos nossos militares. É um orgulho ver a primeira mulher atingir o posto de coronel combatente no Corpo de Bombeiros”, destacou Brandão.
Amanda Coelho, pioneira em sua turma de oficiais, celebrou o momento: “É um reconhecimento do nosso trabalho e da capacidade das mulheres. Espero abrir portas para muitas outras”.
Desde 2022, o governo estadual já efetivou 4.414 promoções, sendo 3.708 na PM e 706 no Corpo de Bombeiros. Para o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, a medida “fortalece as instituições e resulta em mais proteção para a sociedade”.
A solenidade também prestou homenagem póstuma ao tenente-coronel Marco Aurélio de Jesus Pio, promovido a coronel após falecer em 2023. Familiares receberam a honraria em seu nome.
Prefeitos, secretários de Estado e representantes dos poderes Legislativo e Judiciário prestigiaram o evento, que simboliza um novo ciclo para a segurança pública maranhense.