De forma inédita, a “I Semana de Conscientização e Luta Pelos Direitos da Pessoa em Situação de Rua” está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social- SEMDES de Paço do Lumiar.
O ponto alto das atividades, que vem acontecendo no Centro Pop, acontecerá na próxima terça-feira (22), quando haverá uma ação desenvolvida em parceria com a secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), para destinação de serviços aos usuários do Centro.
As ações da semana foram abertas ontem (15), com uma roda de conversa, sobre assistência e garantias de direitos para a população em situação de rua. “O dia 19 de agosto é o ponto alto dessa primeira semana, data que se comemora o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua e remete ao Massacre da Sé, ocorrido em 2004, quando sete pessoas foram mortas e várias ficaram feridas em São Paulo”, contextualizou Guaracy Moreira, coordenadora do Centro POP.
Um dos assuntos debatidos na roda de conversa, e explanado por José Ribamar Marques, coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua no Maranhão, foi a existência do decreto federal 7.053/2009 que norteia as políticas públicas destinadas para a população em situação de rua. “É muito importante que eles conheçam as políticas e leis que lhes amparam. Quanto a assistência em saúde, por exemplo, eles têm o direito de ser atendidos pela rede pública de saúde, como qualquer outro brasileiro, mesmo, que não possuam seus documentos em mãos.”, explicou.
DADOS POSITIVOS:
Com pouco mais de um mês de funcionamento, o equipamento foi inaugurado no dia 11 de julho – por determinação e empenho da prefeita Paula Azevedo – com a missão de prestar atendimento e auxílio aos moradores de rua na cidade. Desde então, o espaço passou a atender perto de 40 pessoas por dia.
Desde então, 2.244 refeições entre café da manhã, almoço e jantar foram servidas. “ O centro é um grande apoio para essas pessoas. Nele, além de poder, fazer refeições, receber produtos de primeira necessidade para a higiene e tomar banho, lavar suas roupas, matar a sede bebendo um copo d’água potável, o que é algo elementar, mas muito difícil de receber nas ruas, eles contam com todo auxílio possível para retirar ou reaver documentos de identificação e a partir disto, poder até mesmo receber algum tipo de direito ou benefício social ao qual possam vir a ter direito”, enfatiza a secretária Adjunta da SEMDES, Gracilda Lima, evidenciando que momentaneamente existem 12 processos em tramitação e acompanhamento pela equipe de profissionais do centro.
Jonny Ferreira Pereira, é apenas uma entre tantos, que hoje frequentam constantemente este espaço em Paço do Lumiar. Com 38 anos de idade, 20 deles em situação de rua, conhece bem as dificuldades. Desde que passou a contar com a estrutura da casa e receber orientações e apoio técnico, disse que tem avançado e seguido fortemente em seu propósito.
“Olha o que tem de melhor no Centro POP, é a oportunidade de se sentir humano, ser tratado como gente! Pois, raro é às vezes que uma pessoa em situação de rua é vista dessa forma. Mas, aqui eu tô tendo o direito de ser ouvido, de ser assistido, de ser ajudado e a chance de mudar de vida”, finalizou.