A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio da Equipe Multiprofissional do município, iniciou nessa terça-feira (9), a semana de formação e treinamento de tutores escolares 2023. O objetivo é realizar uma capacitação técnica para que os tutores possam desenvolver trabalhos colaborativos, com estudantes que possuem necessidades especiais.
O evento acontece durante três dias, 9, 10 e 11 de maio, na Igreja Batista Nacional Nova Aliança, localizada no bairro Vila Bom Viver. A Equipe Multiprofissional é constituída por uma Psicóloga, Terapeuta Ocupacional, Intérprete de Libras, Pedagoga, e profissional da Educação Física.
Durante a capacitação, a secretária de Educação, Verismar Gomes, foi representada pela Coordenadora de Programas e Projetos Federais do Município de Raposa, Owilma Trindade, que ressaltou: “A formação e treinamento de tutores escolares, que está sendo realizada pela SEMED é uma iniciativa muito importante para a inclusão educacional de estudantes com deficiência na rede municipal de ensino”.
Edilene Diniz, Coordenadora da Equipe Multiprofissional, explicou que durante o ano de 2022, foram realizadas quatro formações.
“Este ano, nós estamos iniciando com três dias seguidos de capacitação técnica para 76 tutores que trabalham com estudantes que possuem deficiência e estudam em escolas da rede municipal. Sendo que hoje, dia 9, estamos iniciando o treinamento com todos os tutores, dia 10, será com os tutores que trabalham com crianças com deficiência intelectual e transtornos em geral, e dia 11, nosso último dia, quinta-feira, somente os tutores que trabalham com crianças com deficiência física. E no final do ano, nós vamos desenvolver um Seminário de Experiências Exitosas”, frisou.
A tutora Fracinilma Pereira dos Santos, que atua no Colégio Militar Tiradentes XII, declarou que essa capacitação promovida pela SEMED é de suma importância para os profissionais que trabalham com estudantes com deficiência, e ressaltou a importância do treinamento para aprimorar suas habilidades e conhecimentos. “É gratificante saber que essa iniciativa está me trazendo um grande aprendizado, por esse motivo estou muito feliz, me sentindo muito privilegiada”, afirmou.