O comércio varejista do Maranhão manteve ritmo de crescimento em 2025, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No comércio varejista ampliado, que reúne 11 segmentos, o estado registrou o quarto mês consecutivo de alta na comparação entre outubro e setembro. No acumulado dos últimos 12 meses, o volume de vendas apresentou variação positiva, com crescimento de 1,7% em junho, 2,3% em julho, 0,1% em setembro e 1,2% em outubro.
Além do varejo tradicional, como supermercados e farmácias, o segmento ampliado inclui as vendas de veículos, motocicletas, peças automotivas, materiais de construção e o atacado alimentício, setores que contribuíram para o resultado estadual.
O comércio varejista restrito também apresentou desempenho favorável. Na comparação entre outubro deste ano e o mesmo mês de 2024, o volume de vendas cresceu 0,5%, mantendo avanço pelo quinto mês consecutivo. No acumulado de 2025 em relação a 2024, o crescimento é de 1,6%, enquanto nos últimos 12 meses a alta chega a 1,3%.
Para o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, os resultados refletem as ações do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento da economia. Ele destacou o Programa Juro Zero, que destinou R$ 50 milhões para custear os juros de financiamentos a pequenos empreendedores, além da política de atração de investimentos liderada pelo governador Carlos Brandão, responsável por estimular a geração de empregos e o crescimento dos negócios no Maranhão.















