“Paço do Lumiar é a minha história, eu vi o Maiobão crescer, é isso que me motiva a sonhar e inspira minha pré candidatura”, foi o que falou o presidente da Câmara dos Vereadores de Paço do Lumiar, Jorge Marú(Republicanos), nesta quinta-feira(28), em entrevista ao apresentador Lourival Oliveira, durante o programa Bastidores do Maranhão, na Rádio Cultura FM, Maiobão.
Ao entrevistar o parlamentar, Lourival foi direto ao ponto e sem citar nomes, perguntou como ele vê o poder econômico, a influência dos Campos na Casa das Leis e de que forma isso pode impactar as pretensões de Marú nas próximas eleições. Jorge respondeu: “Quem decide não é o poder econômico, ou o patrimônio, quem decide é o povo, quem manda é a vontade popular. Nós respeitamos a opinião de cada um, mas também temos as nossas convicções e permaneceremos acreditando nelas”, o vereador afirmou.
Jorge não fugiu das perguntas direcionadas a sua relação com a prefeita Paula Azevedo(PCdoB) e qual seu posicionamento diante das denúncias apresentadas na Câmara contra a gestão municipal às vésperas do recesso parlamentar: “Os poderes são harmônicos e eu particularmente, sempre tive uma boa relação com a prefeita Paula Azevedo, porém, eu tenho uma missão como vereador eleito.
Todas as denúncias foram recebidas e encaminhadas à Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal, caso seja necessário, temos uma Comissão Representativa de Recesso Parlamentar, que convocará os vereadores de forma extraordinária para decidirmos a procedência delas.
Vale lembrar que duas denúncias apresentadas na última terça-feira, não atenderam os requisitos necessários e foram arquivadas, outras seguem em análise”, explicou.
O vereador falou sobre os objetivos alcançados pelo parlamento em 2023 e disse que ficou satisfeito com os resultados: “Nós aprovamos em um ano, 550 indicações, 64 projetos de leis de autoria da Câmara e 29 projetos da gestão municipal, tivemos discussões relevantes e ações fora do parlamento, trazendo o povo para participar conosco dos trabalhos”.
Respondendo a rumores que correm nos grupos de conversa sobre a política luminense, o presidente falou sobre boatos direcionados a sua candidatura: “Boatos assim sempre surgem dos mesmos lugares, já disseram que eu não seria eleito e hoje sou vereador, disseram que não seria pré candidato a prefeito e hoje estou aqui, nunca encontraram irregularidades minhas em mais de 20 anos de vida pública, então, podem dizer o que quiserem, minha candidatura é irrevogável”, concluiu.
Jorge também falou sobre o diálogo com a população: “Eu não quero dividir, eu quero ouvir todo mundo, até a população que ainda não caminha conosco, para construir uma gestão participativa”, disse o vereador.
Entre as perguntas dos ouvintes, Jorge Marú respondeu sobre os objetivos alcançados em suas viagens a Brasília e o vereador comentou que esteve com os deputados, Cléber Verde, com quem buscou recursos do FNDE para escolas comunitárias, buscou soluções em segurança pública com o deputado Aluisio Mendes e outras lideranças políticas. Marú também falou sobre suas indicações para construção de Centros de Saúde com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC para a Vila Nazaré, Sede, Vila Cafeteira, Vila do Povo e Lima Verde.