Governo do Maranhão deu um passo decisivo rumo à modernização do transporte público com o início dos testes de um ônibus elétrico no sistema semiurbano da Região Metropolitana de São Luís. A iniciativa, conduzida pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) em parceria com a empresa Hyger, integra um estudo técnico que analisará o desempenho, a eficiência energética e o impacto econômico do modelo. O projeto, desenvolvido sem custos para o Estado, representa um marco na transição para uma mobilidade mais limpa, inteligente e alinhada às tendências globais de sustentabilidade.

O governador Carlos Brandão afirmou que a iniciativa representa um avanço importante na modernização do transporte público. “Esse é o primeiro ônibus 100% elétrico que estamos testando em São Luís, com o objetivo de atender toda a Grande Ilha. Estamos avaliando o desempenho e a viabilidade dessa tecnologia, que pode reduzir custos e tornar a tarifa mais acessível”, declarou.
O presidente da MOB, Adriano Sarney, destacou que o modelo oferece vantagens operacionais e ambientais. “Vamos analisar a capacidade e a economia do ônibus, que é mais silencioso, confortável e equipado com ar-condicionado, carregadores de celular e painéis de LED. Além de oferecer mais conforto, o veículo pode contribuir para reduzir o valor da tarifa”, explicou.

Segundo o diretor-presidente da empresa Grapiúna, Pedro Paulo Pinheiro, o impacto ambiental é um dos principais benefícios. “Esse modelo reduz em cerca de 110 mil quilos a emissão de gás carbônico por ano, o equivalente ao plantio de 770 árvores. Além disso, a manutenção é mais simples e barata”, ressaltou.
Durante o período experimental, o ônibus circulará por diferentes rotas do sistema semiurbano, transportando passageiros da Grande Ilha. A operação servirá para avaliar o desempenho em condições reais, incluindo autonomia da bateria, eficiência energética, tempo de recarga, comportamento nas vias, conforto dos passageiros e custos de manutenção.
O veículo será inserido em uma linha regular e exibirá no letreiro as informações da rota e, nos painéis internos, vídeos institucionais do Governo do Estado. A MOB também vai monitorar a integração tecnológica com seus sistemas de acompanhamento em tempo real.
O modelo elétrico conta com ar-condicionado, câmeras internas e externas, iluminação em LED, carregadores USB, botões de parada com aviso sonoro e luminoso, microfone para comunicação com o motorista, assentos ergonômicos e rampa de acessibilidade.
A bateria de íons de lítio tem autonomia média de 270 quilômetros, suficiente para um turno completo de operação. O sistema de regeneração de energia pode ampliar essa autonomia em até 30%. A recarga total leva de três a quatro horas, dependendo da potência da estação.
A experiência vai servir de base para futuras decisões sobre a renovação da frota e a possível adoção de veículos elétricos no transporte público maranhense.















