O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, entregou, neste sábado (6), quatro novos setores do Hospital Dr. Clementino Moura (Socorrão 2). A entrega é resultado da segunda etapa das obras de reforma estrutural na unidade, iniciadas ainda no ano passado com a requalificação da Ala C.
Os serviços são realizados por meio das secretarias Municipais de Saúde (Semus), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com apoio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe).
“O Socorrão 2 é o maior hospital de Urgência e Emergência do Maranhão e, aqui, fazemos o atendimento de 4.500 pacientes por mês, pessoas de São Luís e de mais de 120 municípios do interior. Iniciamos com coragem, desde o ano passado, a reforma deste hospital, uma reforma que tem que acontecer sem parar os atendimentos, por isso ela está sendo feita por etapas. Hoje estamos entregando a Ala D com 23 leitos, recuperação pós-anestésica com mais nove leitos, uma farmácia e um novo abrigo de resíduos. E o serviço não vai parar.
Nós vamos continuar até que todas as alas sejam reformadas e a gente possa entregar para a população um novo Socorrão 2”, destacou o prefeito Eduardo Braide, após a benção do Frei Gleison Conceição, da Paróquia São Francisco de Assis.
Os setores reformados contemplam a Enfermaria Ortopédica, que recebeu leitos totalmente novos; a farmácia hospitalar, que a partir de agora pode armazenar uma quantidade maior de medicamentos; o abrigo de resíduos, que foi readequado às exigências da Vigilância Sanitária; uma nova sala de recuperação pós-anestésica para o centro cirúrgico; sala de repouso dos médicos, além da construção de uma sala de gesso, que vai permitir o tratamento imediato de pacientes com fraturas e lesões ortopédicas, evitando, assim, a necessidade de maior deslocamento, garantindo o conforto e segurança dos pacientes.
Os setores receberam novas instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas, acessibilidade, climatização e revestimentos, execução de novo projeto luminotécnico, revisão da cobertura, reforço estrutural, toda a rede de gases e tratamento do substrato e pintura lavável, conforme a norma exige.
Os setores entregues também tiveram humanização dos espaços, executado em conformidade com o manual de humanização arquitetônica elaborado pela Semispe, que compreende o uso de cores específicas para facilitar a setorização e o direcionamento dos fluxos dentro do ambiente hospitalar.
“Graças ao prefeito Eduardo Braide, mais um desafio gigantesco estamos vencendo hoje, mais uma etapa dessa grande reforma do Hospital Socorrão 2, tão desejada ao longo de tantos anos, uma entrega que não prejudicou o pleno funcionamento dos atendimentos e com uma qualidade visível. A nossa gestão tem compromisso com a saúde de São Luís e do Maranhão. Estendo meus agradecimentos às equipes e profissionais do Socorrão 2”, enfatizou o secretário de Saúde, Joel Nunes.