Neste sábado, a prefeita Paula Azevedo(PCdoB) entregou mais 200 títulos de propriedade. A meta será alcançar 5.000 até o final de 2024_
Em um momento emocionante, a prefeita de Paço do Lumiar- Paula Azevedo(PCdoB) não escondeu a felicidade em entregar mais 200 títulos de propriedade a famílias do Residencial Manaíra. A solenidade aconteceu neste sábado(05), na área verde da comunidade, e contou com a presença de autoridades do Executivo e Legislativo municipal, bem como líderes comunitários, evidenciando a importância dessa conquista para as famílias beneficiadas.
O Programa de Regularização Fundiária tem se empenhado em garantir a segurança jurídica para os moradores, e já proporcionou mais de 3.200 títulos de propriedade a famílias de diversas comunidades, incluindo Cidade de Paço, Loteamento do Padre (Lima verde), todos os Santos, Cordeiro, Nova Vida, Alto Paranã I, II e III, Menino Gabriel e Cohabiano, os quais já estão 100% titularizados.
A prefeita Paula Azevedo(PCdoB) lembrou que a regularização fundiária é um passo essencial para assegurar a moradia digna e a estabilidade nas comunidades, possibilitando que as famílias tenham a propriedade legal de seus imóveis. “Estou muito feliz com o resultado da parceria entre a nossa coordenação do Programa, o Cartório de Registro de Imóveis e o Governo do Estado, por meio do Iterma. Esta aliança tem mudado a realidade de milhares de luminenses e, ainda, tem muito que conquistar até o final da nossa gestão “, comemorou a prefeita.
O trabalho realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo- SEMIU- sob a batuta de Waldyr Neto, reforça o compromisso do Executivo em garantir os direitos e a segurança dos moradores, promovendo o desenvolvimento e o bem-estar em todas as regiões do município. “Estamos garantindo a propriedade imobiliária às famílias luminenses, nos mais diversos bairros e povoados, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Nossa meta é conseguir regularizar mais de 5 mil imóveis até 2024”, disse Walburg Neto.
Já a coordenadora do Programa- Jéssica Arruda, foi além. Ela explicou que o trabalho assegura benefício para todos os agentes envolvidos no processo, digo, o cidadão, empresas e repartições públicas, a exemplo de creches, escolas e cemitérios. “Todos os levantamentos e cadastros são custeados pelo próprio Município, ou seja, a titularidade é totalmente gratuita para as famílias de baixa renda, sendo este o grande diferencial na gestão da prefeita Paula Azevedo. O morador recebe o documento da sua casa, já registrado em cartório, e sem realizar o pagamento de qualquer valor”, explicou a coordenadora.
Jéssica Arruda finalizou esclarecendo, ainda, que ontem foram entregues, apenas, 200, mas todos os 773 lotes do Residencial Manaíra estão regularizados, portanto, os demais títulos serão entregues em breve.
*MILHARES DE BENEFICIADOS:*
Desde que assumiu o comando do município, no segundo semestre de 2019, a atual gestão já entregou mais de 3.200 títulos de propriedades. A Regularização Fundiária é um programa de interesse social, em que o morador de baixa renda não paga nada para ter o documento da sua casa.
Essa entrega representa uma conquista significativa para as famílias do Residencial Manaíra, que agora têm o documento que comprova a posse legítima de seus lares. A gestora e toda a equipe do Programa de Regularização Fundiária continuam trabalhando incansavelmente para expandir essa iniciativa e levar mais segurança e tranquilidade a outras comunidades de Paço do Lumiar.
O sentimento de pertencimento e segurança proporcionado pelos títulos de propriedade é fundamental para a construção de uma cidade mais justa e inclusiva para todos os luminenses.