A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Paço do Lumiar, liderada pela secretária Daniele Oliveira, recebeu, nesta quarta-feira (25),a visita do superintendente do Ministério da Saúde no Maranhão, Glinoel Oliveira Garreto, para discutir o programa “APS do Futuro”.
O programa “APS do Futuro” tem como objetivo aprimorar o atendimento na saúde pública, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião serviu para fornecer à saúde municipal as informações
necessárias para a implementação bem-sucedida desse programa.
Para que o conceito do “APS do Futuro” seja eficaz, é fundamental que haja uma cooperação sólida entre o Estado e os municípios. Isso envolve recrutamento, formação, remuneração e supervisão de profissionais que atuam na Atenção Primária.
De acordo com Danielle Oliveira, titular da SEMUS, esse é um passo importante para melhorar o sistema de saúde. “A Atenção Primária à Saúde é o ponto de contato inicial do cidadão com o SUS e desempenha um papel fundamental na organização da rede pública de saúde. A implantação desse conceito visa aprimorar a qualidade dos serviços de saúde e garantir o acesso equitativo a esses serviços”, disse.
O programa “APS do Futuro” foi lançado pelo Governo Federal no início deste ano e tem o potencial de revolucionar a abordagem do SUS ao atendimento de saúde. A equidade no acesso à saúde é uma das metas desse programa, com foco na oferta de serviços de alta qualidade, aumento de recursos humanos, eficiência e redução de filas, para incentivar as pessoas a optar pelo sistema público de saúde. O objetivo é fazer com que os cidadãos sintam que o SUS é um local seguro para receber assistência de saúde de qualidade.