O recém-eleito presidente Donald Trump anunciou nesta terça-feira (12) que o bilionário Elon Musk comandará o Departamento de “Eficiência Governamental”, uma nova pasta que terá como foco a desburocratização e a otimização dos processos administrativos federais dos Estados Unidos. Ao lado de Musk, estará o empresário Vivek Ramaswamy, ex-candidato nas primárias republicanas, que, após desistir da disputa, se tornou um aliado importante de Trump.
Essa estrutura é uma criação inédita dentro da administração pública norte-americana. O novo departamento pretende reduzir a regulamentação e cortar gastos desnecessários, com o objetivo de modernizar as práticas governamentais e reduzir a interferência burocrática. Segundo Trump, a atuação de Musk e Ramaswamy será essencial para colocar em prática seu compromisso de “desmantelar a burocracia” federal, reorganizando agências e otimizando recursos.
Durante o anúncio, Trump elogiou os novos responsáveis pelo departamento: “Juntos, esses dois americanos maravilhosos abrirão o caminho para que minha administração desmantele a burocracia do governo, reduza o excesso de regulamentações, corte gastos desnecessários e reestruture as agências federais”. Com a experiência de Musk em inovação e a visão de Ramaswamy para simplificar processos empresariais, o novo departamento visa trazer uma abordagem prática e eficiente ao governo americano, alinhada com a agenda de Trump para reduzir o tamanho do estado e aumentar a eficiência pública.