Em apenas quatro meses, o Governo do Maranhão concluiu a recuperação estrutural do Viaduto do Café, no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís. O tráfego no elevado já está totalmente liberado para motoristas e pedestres. A entrega foi anunciada neste domingo (24) pelo governador Carlos Brandão, em publicação nas redes sociais.
Brandão destacou que a obra faz parte de um conjunto de intervenções da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) voltadas para garantir mais segurança e mobilidade. Segundo ele, já são mais de 40 pontes e viadutos reformados ou construídos em todo o estado.
“Hoje entregamos essa importante obra, que devolve tranquilidade e segurança à população de São Luís. Assim como fizemos em Barreirinhas, com a ponte sobre o Rio Preguiças, e na capital, com a requalificação da ponte José Sarney, seguimos trabalhando de forma preventiva”, afirmou o governador.
Dentre os projetos já concluídos, Brandão lembrou que a ponte sobre o Rio Preguiças representa um dos maiores investimentos da última década para fortalecer o turismo nos Lençóis Maranhenses, enquanto a recuperação da Ponte José Sarney, em São Luís, foi decisiva para a mobilidade da capital.
No Viaduto do Café, as intervenções incluíram a consolidação dos aterros, reforço dos pilares, substituição dos aparelhos de apoio, estabilização do tabuleiro, pintura da estrutura metálica e nova pavimentação. A sinalização viária, etapa final do projeto, será executada nesta semana.
O secretário da Sinfra, Aparício Bandeira, lembrou que o viaduto apresentava sérios problemas estruturais e comemorou a entrega antecipada: “Concluímos em quatro meses um trabalho que estava previsto para oito. Recuperamos pilares, vigas, longarinas e toda a plataforma. Hoje, o viaduto está pronto, seguro e devolvido à população”, disse.