Ações sociais, novos serviços de saúde, obras de infraestrutura e entrega de benefícios reforçam a atuação do Governo do Estado e ampliam a proteção às famílias da região.
SANTA HELENA – Mais de 560 famílias saíram da condição de insegurança alimentar com a entrega dos cartões do programa Maranhão Livre da Fome, neste sábado (15).

A agenda incluiu também a inauguração da Policlínica de Santa Helena, a reforma da Delegacia de Polícia Civil e novas obras nas áreas de infraestrutura, saneamento e tecnologia.
A entrega dos cartões ocorreu no Centro de Ensino Deputado Luiz Rocha. Além do desbloqueio imediato, os beneficiários receberam atendimento básico de saúde, ações odontológicas do Sorrir Móvel e avaliação oftalmológica com encaminhamento para óculos ou cirurgias.

O governador Carlos Brandão destacou que Santa Helena passa a integrar um ciclo de investimentos que inclui saúde, segurança e infraestrutura. Ele lembrou que o estado já reformou 140 delegacias e reforçou a rede de atendimento regional da Baixada. Brandão também recebeu o título de cidadão helenense e entregou 6 km de pavimentação.

O prefeito Joãozinho Pavão afirmou que a parceria com o Governo do Estado tem mudado o cenário urbano e ampliado serviços essenciais. Segundo ele, as ações anunciadas beneficiam toda a Baixada Maranhense.
Nas regiões mais pobres, o programa já reduziu filas por assistência emergencial, melhorou a regularidade alimentar e ampliou o acesso a consultas e exames. Em comunidades rurais, escolas registram aumento da frequência infantil e adultos têm aderido aos cursos de capacitação vinculados ao projeto.

O Maranhão Livre da Fome garante complemento de R$ 200 às famílias do Bolsa Família que seguem abaixo da linha da extrema pobreza. Para crianças de 0 a 6 anos, há adicional de R$ 50 por dependente. O programa oferece ainda capacitação profissional, consultas, exames e entrega de óculos e próteses dentárias quando indicados.
A nova Policlínica vai atender cerca de 400 mil moradores de 17 municípios. A unidade oferece consultas especializadas, exames laboratoriais, raio X, ultrassom, endoscopia, colonoscopia e ecocardiograma. A diretora Roberta Martins prevê 25 mil atendimentos mensais.

A Delegacia de Polícia Civil passou por reforma completa, incluindo revisão estrutural, instalações modernizadas, novo mobiliário e climatização. A unidade recebeu também uma nova viatura. O secretário Maurício Martins afirmou que toda a rede de segurança segue em processo de modernização
O governador autorizou a implantação do portal de entrada da cidade e de uma Estação Tech, com computadores, internet de alta velocidade, impressoras 3D e cursos gratuitos de tecnologia. Também assinou ordens para ampliar o abastecimento de água nos povoados Curva Grande, São Joaquim e Samauma.















