O vereador Francisco Canguinhas (PSD), de São Luís, anunciou o fechamento da Casa da Família localizada no coração do bairro São Cristóvão um projeto social que ele manteve por 17 anos, beneficiando diretamente idosos e diversas camadas da comunidade.
O projeto, que se tornou um pilar de apoio para muitos, especialmente os mais vulneráveis, chega ao fim após a não reeleição de Canguinhas para a Câmara Municipal.
Durante um discurso na tribuna da câmara municipal de São Luís o vereador declarou: “No dia que o mandato acabar, a casa fecha. Porque é aqui que é exatamente a plataforma política da qual eu falo.”
Essa fala reflete a realidade de muitos projetos sociais que dependem diretamente do mandato de seus idealizadores para continuarem funcionando. O fim do projeto após o resultado das eleições é um duro golpe para todos que encontraram na Casa da Família um local de apoio e esperança.
Ao longo de quase duas décadas, a Casa da Família se destacou como um verdadeiro alicerce de solidariedade e assistência à comunidade de São Luís, oferecendo suporte social, atividades de integração e serviços voltados principalmente para os idosos. O impacto dessa iniciativa foi profundo e abrangente, criando uma rede de amparo para pessoas que muitas vezes se encontram à margem da sociedade.
O encerramento da Casa da Família não é apenas o fim de um projeto; é a perda de um espaço que proporcionava dignidade, acolhimento e sentido de pertencimento para muitas pessoas. A decisão evidencia a dependência dos projetos sociais de recursos e apoio político, uma realidade que precisa ser revista para garantir a continuidade de iniciativas que mudam vidas.
A trajetória da Casa da Família e o trabalho do vereador Francisco Chaguinhas sua esposa Ilka Dóris devem ser reconhecidos como um exemplo de compromisso e dedicação à comunidade.
Um legado comunitário que jamais será esquecido.A casa da família era com certeza a fortaleza dos mais vulneráveis.