A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale (PSB), buscará a reeleição para o comando da Casa no biênio 2025/26, em uma chapa única, praticamente consolidada. A eleição será realizada na próxima quarta-feira, dia 13.
O deputado Antônio Pereira, também do PSB e atual 1º secretário, é o candidato ao cargo de 1º vice-presidente. Ele disputava a posição com a deputada Andréia Rezende (PSB), atual 1ª vice-presidente, que agora concorrerá ao cargo de 4ª vice-presidente.
O PL, com cinco representantes, indicará o nome para a 2ª vice-presidência. A favorita é Fabiana Vilar, sobrinha do deputado federal Josimar de Maranhãozinho, que comanda o partido no estado. O PP, com quatro deputados, deve indicar Hemetério Weba para a 3ª vice-presidência, posição que ele já ocupa desde a eleição antecipada de junho de 2023.
Na 1ª secretaria, os candidatos são Davi Brandão e Florêncio Neto, ambos do PSB. Para a 2ª secretaria, o principal nome é o deputado Glalbert Cutrim (PDT), enquanto Osmar Filho (PDT) buscará a 3ª secretaria e Guilherme Paz (PRD) concorrerá à 4ª secretaria.
O deputado Otelino thelino Neto (PCdoB) anunciou que lançará uma candidatura avulsa para a presidência da Alema, contando, até o momento, com o apoio do deputado Fernando Braide (PSD) e seu próprio voto.