A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa realizou, nesta quarta-feira (10), reunião presidida pelo deputado Arnaldo Melo (PP) para analisar as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação voltadas à geração de emprego e renda para escolas e juventude do Maranhão, pauta central do encontro. Também participaram os deputados Júnior Cascaria (Podemos) e Ricardo Arruda.(MDB)
A reunião contou com a presença da direção da Fapema. O presidente da fundação, Nordman Wall, apresentou um panorama das ações desenvolvidas e destacou que o Maranhão ocupa a terceira posição nacional em investimentos no setor. Ele informou que o orçamento da instituição avançou de R$ 38 milhões em 2023 para R$ 62 milhões em 2024 e anunciou novos editais que integrarão o programa Maranhão 2050.

O debate também teve a participação do diretor Científico, Cristiano Capovilla, e do diretor Administrativo e Financeiro, Arnoldson Campello, que detalharam as linhas de atuação da Fapema, com foco em qualificação, inovação, apoio à pesquisa e ampliação de oportunidades para estudantes e jovens pesquisadores.
O presidente da Comissão, deputado Arnaldo Melo, avaliou o encontro como positivo e reforçou o papel estratégico da ciência e tecnologia no desenvolvimento do estado.

“Não existe nenhum país que possa se desenvolver sem ciência e tecnologia. Hoje, iniciamos nossa conversa com a Fapema e constatamos que, com o apoio do governador Carlos Brandão, a Fundação tem feito um grande trabalho. Vamos em busca de mais informações para que possamos melhorar as condições de vida de nossa população. Precisamos interiorizar cada vez mais as ações do governo”, afirmou
Os deputados Júnior Cascaria e Ricardo Arruda reforçaram a importância dos programas voltados à oferta de bolsas, incentivo ao empreendedorismo e formação tecnológica da juventude maranhense
.















