ELEIÇÕES 2026— A disputa pelo comando do Palácio dos Leões entrou em zona de equilíbrio. Pesquisa de intenção de voto do Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão), divulgada nesta terça-feira (12), aponta empate técnico entre o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), e o secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB).
No cenário estimulado, Braide aparece com 33,89% das intenções de voto, seguido de Orleans, com 30,17%. Em terceiro lugar está o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), com 15,23%, enquanto o vice-governador Felipe Camarão (PT) registra 9,33%. Outros 7,53% não souberam ou não responderam, e 3,85% rejeitaram todos os nomes apresentados.
O levantamento mostra Orleans como o pré-candidato que mais cresceu desde junho, quando somava 23,26%. O avanço de quase sete pontos percentuais indica maior alcance de sua mensagem eleitoral, especialmente fora da capital, tradicional reduto de Braide.
Na “expectativa de vitória” — indicador que mede a percepção do eleitor sobre quem vencerá, independentemente da preferência pessoal — Orleans também lidera. Ele é apontado por 29,79% dos entrevistados como o provável vencedor, contra 27,78% que acreditam em Braide. Lahesio aparece com 8,28%, e Camarão, com 2,85%.
O Inop Previsão ouviu 2.400 eleitores em 54 municípios maranhenses. Os resultados reforçam um cenário de disputa polarizada, com margem para reviravoltas e estratégias decisivas nos próximos meses.