O Maranhão fechou 2025 com um marco histórico na área de saúde: 657 transplantes realizados, o maior número da história do estado. Os dados da Central Estadual de Transplantes (CET-MA), ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), mostram que foram feitos 525 transplantes de córneas, 95 de rins, 32 de fígado, 1 de coração e 4 de medula óssea.
“Iniciamos 2026 celebrando os feitos do ano passado. Esse recorde é fruto de planejamento, investimento e do trabalho integrado das equipes de saúde, que trouxeram esperança e qualidade de vida a centenas de famílias maranhenses”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O avanço fez o Maranhão subir no ranking nacional: saiu da última posição em doadores efetivos para a 11ª colocação e também da penúltima posição em transplantes de córnea para o 11º lugar.
Segundo a CET-MA, em dezembro de 2025 havia 227 pessoas na fila para córnea, 246 para rim e 8 para fígado. O tempo de espera para córneas caiu de 42 meses em 2022 para 15 meses em 2025, com 65% dos casos sendo atendidos em menos de um ano. “A expectativa é zerar a fila em 2026 e garantir que nenhum maranhense fique cego por falta de transplante”, afirmou o coordenador da CET-MA, Hiago Bastos.
Além do recorde, o estado registrou outras conquistas:
-
Primeiro transplante cardíaco e de medula óssea pelo SUS no Maranhão;
-
Inauguração da OPO de Imperatriz, permitindo transplantes de córnea no interior;
-
Implantação de transplante de rim e fígado no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM);
-
Novos centros de captação de córneas nos hospitais Socorrão 1, Dr. Jackson Lago e OPO Imperatriz, somando esforços ao Banco de Olhos do HUUFMA e à OPO HCM, líder em doações de córnea no estado.
O avanço é resultado do Plano de Aceleração de Transplantes, apoiado pelo governador Carlos Brandão, que atuou em três frentes: otimização da rede e sustentabilidade, regionalização da rede de saúde e investimentos em qualidade e eficiência, com a criação de Comissões Intra-Hospitalares de Doação e Organizações de Procura de Órgãos.
Graças a essas ações, 2025 entrou para a história da saúde no Maranhão, dando vida e esperança a centenas de famílias.

















