A Prefeitura de Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo (PCdoB) recebeu na manhã desta sexta-feira (18), a visita técnica de representantes do Ministério da Saúde do Distrito Federal e Regional. Além deles, o deputado Estadual, Carlos Lula (PSB) também se fez presente.
O ato, que aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde, foi coordenado pela Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Maranhão (SEMS/MA) com o apoio técnico da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde (SAPS/MS) e faz parte do Projeto Estratégico de Qualificação e Ampliação da Atenção Primária à Saúde.
A titular da Semus luminese- Danielle Oliveira, pontua que a participação nesse projeto reforça o compromisso em aprimorar os serviços de saúde, especialmente na área da atenção primária. “Quem ganha é a população. Com a nossa participação e ampliação da atenção primária, o município estará contribuindo para o fortalecimento do sistema de saúde e melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta a secretária.
O gerente de Projetos da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde (SAPS), Augusto Viana destacou a contribuição que a SAPS está dando para a equipe técnica da Semus. “Estamos aqui ajudando na elaboração do Projeto Estratégico de Qualificação e Ampliação da Atenção Primária. Um passo importante para assegurar saúde cada vez melhor para todos os cidadãos do município”, explicou Augusto Viana.
O superintendente Regional do Ministério da Saúde, Glinoel Garreto, frisou a importância da participação de Paço do Lumiar como um dos municípios maranhenses como referência na implantação do Programa. “A prefeita Paula e a secretária Danielle se mostraram desde o início sensíveis à realidade do município. Hoje estamos aqui para implantar o grupo de trabalhar que irá nortear a gestão na implantação do programa”, destacou Glinoel.
O deputado Estadual, Carlos Lula, ressalta a sua felicidade em participar deste momento de avanço da Atenção Primária no município. “Essa união da prefeita Paula com o presidente Luiz Inácio Lula vai trazer melhorias diretas para a saúde local”, disse Lula.
Durante a reunião foram abordados tópicos essenciais, como a estratégia saúde da família, equipes de consultório na rua, equipes de saúde da família ribeirinha, saúde bucal, formação e provimento de profissionais, além do modelo de financiamento.