O empresário maranhense Fernando Sarney assumiu, nesta quarta-feira (15), a presidência interina da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A nomeação foi determinada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que afastou Ednaldo Rodrigues do comando da entidade.
A decisão, assinada pelo desembargador Gabriel Zefiro, também afastou toda a diretoria atual da CBF e anulou o acordo que mantinha Ednaldo no cargo. Segundo o magistrado, há indícios de “incapacidade mental” e suspeita de “falsificação de assinatura” do ex-dirigente Coronel Nunes, um dos signatários do documento que sustentava o mandato de Ednaldo.
Fernando Sarney, que já ocupava uma das vice-presidências da entidade, foi designado interventor com a missão de convocar novas eleições e gerir a CBF até a posse da nova diretoria. Ele assume a função com plenos poderes, conforme prevê o artigo 7º do Estatuto da entidade.
Com longa experiência nos bastidores do futebol nacional e internacional, Sarney terá a responsabilidade de conduzir a transição e garantir a legalidade do próximo processo eleitoral da principal instituição do futebol brasileiro.